Wednesday, February 10, 2016

PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM O MOSQUITO AEDES AEGYPTI!”

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO THOMAZ FERREIRA DE REZENDE
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. MÁRDEN
PROJETO “DENGUE: VAMOS ACABAR COM O MOSQUITO AEDES
AEGYPTI”

JUSTIFICATIVA: O ano de 2016 começa com aumento dos casos de dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela em relação aos anos anteriores. Tendo em vista a epidemia que assola muitas cidades do Brasil e a necessidade de esclarecimento
à população escolar, torna-se de alta relevância este despretensioso projeto.

OBJETIVOS: Trabalhar junto à comunidade escolar para esclarecer sobre o vetor biológico e a moléstia que vem provocando mortes. Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a
proliferação do mosquito e como consequência a doença.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conseguir identificar o mosquito transmissor Aedes Aegypti;
- Reconhecer os sintomas do dengue;
- Diagnosticar as dificuldades em conter o mosquito transmissor;
- Conscientizar a comunidade acerca da contribuição de cada um na prevenção do Dengue;
- Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenir doenças;
- Ter precaução com relação ao armazenamento do lixo;
- Aprender a selecionar o armazenamento do lixo: material reutilizável e lixo orgânico.

PÚBLICO ALVO:
Comunidade escolar, comunidade do bairro, pais e responsáveis dos discentes.

ESTRATÉGIAS:
- Sensibilizar docentes e discentes com vídeos de campanha sobre a dengue;
- Exibição de vídeos sobre a doença e estratégias de como evitá-la;
- Leitura de noticiários sobre dengue;
- Pesquisa na Internet sobre a dengue;
- Sensibilizar comunidade e responsáveis com materiais produzidos pelos alunos.

ATIVIDADES:
- Minioficinas sobre a dengue;
- Produção de frases coletivas sobre como evitar a doença;
- Produção de cartazes coletivos sobre a dengue;
- Panfletos e pintura do mosquito;
- Et cetera

AVALIAÇÃO:
Participação e envolvimento de todos os alunos nas atividades propostas.

RECURSOS:
- Pesquisas na Internet;
- Exibição de vídeos;
- et cetera.

MATERIAIS:
- Computador, Internet, TV, DVD, Livros, jornais. Material para confecção de cartazes e máscaras como: cola tesoura, cartolina, palito de churrasco, papel sulfite, etc.

CRONOGRAMA:
Os trabalhos deverão ser apresentados na segunda semana de março/2016

No comments:

Post a Comment