Wednesday, March 9, 2016

PEIXE VIVO E OUTRAS CANTIGAS DO RICO FOLCLORE DE DIAMANTINA (MG)

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO THOMAZ FERREIRA DE REZENDE
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. MÁRDEN

Prezados (as), a tradição oral mineira é riquíssima em músicas que encantam as pessoas de todas as idades. As músicas abaixo pertencem ao repertório das serenatas, que Diamantina está habituada a ouvir há mais de 200 anos. Escolhemos as cantigas da cidade mineira de Diamantina por serem bastante conhecidas e fazerem parte do riquíssimo folclore musical mineiro. Portanto, é necessário preservar essa riqueza cultural da nossa valorosa Minas Gerais!
I
Zum, Zum, zum,
Lá no meio do mar,
Zum, zum, zum,
Lá no meio do mar. (Bis)
II
É o vento que nos atrasa,
É o mar que nos atrapalha,
Para no porto chegar. (bis)
III
Zum, Zum , zum,
Lá no meio do mar,
Zum, zum, zum,
Lá no meio do mar.
IV
Como pode o peixe vivo
Viver fora d’água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria.
 V
Como poderei viver,
Como poderei viver,
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia,
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.
VI
Os pastores desta aldeia
Fazem prece todo dia.
Os pastores desta aldeia
Fazem prece todo dia.
VII
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
VIII
O Rio Jequitinhonha
Corre de noite e de dia.
O Rio Jequitinhonha
Corre de noite e de dia.
Só o tempo é que não corre,
Só o tempo é que não corre,
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia.
Zum, zum, zum, lá no meio do mar.
Zum, zum, zum, lá no meio do mar.
IX
Tim tim tim tim tim tim olalá,
Quem não gosta dela de quem gostará.
Tim tim tim tim tim tim olalá,
Quem não gosta dela de quem gostará.
X
Se a perpétua cheirasse,
Seria a rainha das flores.
Mas como a perpétua não cheira,
Não é a rainha das flores.
XI
Não sei se é fato ou se é fita,
Não sei se é fita ou se é fato,
O fato é que ela me fita,
Me fita mesmo de fato.
XII
Chora sabiá, deixa de chorar,
Chora sabiá morena vamos serenar.
Chora sabiá, deixa de chorar,
Chora sabiá morena vamos serenar.
XIII
Saudade, saudade,
Da casinha de sapé,
Do rio que passa bem pertinho,
Do terreiro de café.
XIV
Saudade, saudade,
Da casinha de sapé,
Do rio que passa bem pertinho,
Do terreiro de café.
XV
Você disse que amor dói, ai, ai,
Amor dói no coração, ai, ai,
Tem amor que mal eu sei,
Para quem me dói ou não.
XVI
Adeus meu sabugueiro,
Adeus minha linda flor.
Adeus adeus, adeus que eu já me vou.
Adeus meu sabugueiro,
Adeus minha linda flor.
Adeus, adeus, adeus que eu já me vou.
XVII
Quem me ensinou a nadar,
Quem me ensinou a nadar,
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar.
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar. (Bis)
XVIII
Ei nós, que viemos de outras terras, de outro mar.
Ei nós, que viemos de outras terras, de outro mar.
Temos pólvora, chumbo e bala,
Nós queremos é guerrear.
XIX
Quem me ensinou a nadar,
Quem me ensinou a nadar,
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar.
Foi, foi marinheiro,
Foram os peixinhos do mar.
XX
Meu violão em seresta à luz de um luar.
A natureza em festa, tudo parece cantar.
Só eu tristonho na rua, sozinho, sem ninguém.
Vivo cantando pra lua a canção que é só tua meu querido bem,
Vivo cantando pra lua a canção que é só tua meu querido bem.
XXI
Porque não vens, não vens escutar, o teu cantor a cantar,
Esta canção que eu mesmo fiz por ser assim infeliz.
Porque não vens não vens escutar o teu cantor a cantar,
Esta canção que eu mesmo fiz por ser assim infeliz.
XXII
Oh! Minas Gerais,
Oh! Minas Gerais,
Quem te conhece não esquece jamais,
Oh! Minas Gerais.
XXIII
O chão de Minas querida,
Tudo ali reproduz,
Onde o pão se multiplica,
Como nas mãos de Jesus.
Onde abriga toda a gente,
Com os direitos iguais
,
Oh! Terra de Tiradentes,
Querida Minas Gerais.
Oh! Terra de Juscelino,
Querida Minas Gerais.
Terra de Guimarães Rosa,
Querida Minas Gerais.
Oh! Terra da Liberdade,
Querida Minas Gerais.
QUESTÕES – COPIAR NA ÍNTEGRA TODOS OS ENUNCIADOS E RESPONDÊ-LOS NO CADERNO
1) Faça uma pesquisa em dicionários, biblioteca, internet ou enciclopédias e responda ao que se pede: O que é folclore?
2) Justifique o acento gráfico das palavras acentuadas.
3) A palavra em destaque apresenta sentido de localidade em: a) Zum, zum, zum; b) no meio do mar; c) Lá no meio do mar. d) É o vento que nos atrasa.
4) “É o vento que nos atrasa.” A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
5) “É o mar que nos atrapalha.” A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
6) “Para no porto chegar.” A preposição sublinhada apresenta um sentido: a) Temporal; b) Locativo; d) Direção; d) Companhia.
7) “Para no porto chegar.” A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
8) Em “Sem a tua, sem a tua...”, a palavra sublinhada apresenta este sentido: a) ausência, falta, privação; b) acrescentamento; c) adição; d) presença.
9) Por que “Os pastores desta aldeia Fazem prece todo dia?”
10) “O Rio Jequitinhonha corre de noite e de dia.” A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
11) “Se a perpétua cheirasse, seria a rainha das flores.As conjunções subordinativas condicionais indicam condição ou hipótese para que um fato possa se realizar ou não. Assinale a palavra que seja uma conjunção condicional: a) Seria; b) das; c) a; d) se.
12) Em “Se a perpétua cheirasse, seria a rainha das flores”, qual é a condição apresentada?
13) Em “Se a perpétua cheirasse, seria a rainha das flores”, qual é o fato que poderia se realizar?
14) Fonema é a unidade mínima distintiva no sistema sonoro de uma língua. Na estrofe XI, o autor faz um trocadilho com um determinado fonema. Qual é o fonema? O que se consegue com esse jogo de fonemas?
15) Na estrofe XIII, do que o eu-lírico tem saudade?
16) “Adeus meu sabugueiro, Adeus minha linda flor.” O que é um sabugueiro?
17) Qual é a utilidade de um sabugueiro?
18) Prosopopeia ou personificação é a figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações próprias dos seres humanos a seres inanimados, irracionais, mortos ou ausentes (animais, plantas ou coisas). Exemplo: “Numa casa, conversavam animadamente um lápis e uma caneta”; “O sapo ria-se muito”. Copiar do texto quatro exemplos de prosopopeia.
19) Antítese é a figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido. Exemplo: “Quando a Julieta está alegre o João fica triste. E se a vê descontente, dá gaitadas.” Copiar do texto um exemplo de antítese.
20) Onomatopeia é a palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada (murmúrio, sussurro, cicio, chiado, mugir, pum, reco-reco, tique-taque). Exemplos: Tchibum – queda em água / mergulho; Quá Quá quá ! – grasnar do pato. Copiar do texto um exemplo de onomatopeia.
21) Aliteração consiste na repetição do som de consoantes iguais ou semelhantes no início, meio ou fim de palavras de uma frase ou verso. Veja-se abaixo a insistência com que a consoante “V” se repetiu no início das palavras do seguinte verso do imortal Cruz e Sousa: "Vozes veladas, veludosas vozes, volúpias dos violões." (Cruz e Sousa). Copiar do texto um exemplo de aliteração.
22) Anáfora: repetição intencional de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido. Ex.: “Noite-montanha. Noite vazia. Noite indecisa. Confusa noite. Noite à procura, mesmo sem alvo.” Copiar do texto três exemplos de anáfora.
23) “Só o tempo é que não corre...” A palavra sublinhada é substantivo concreto ou abstrato? Por quê?
24) Interrogação indireta é a pergunta que: se faz indiretamente e para a qual não se pede resposta imediata; é proferida com entoação normal descendente; não termina por ponto de interrogação; vem depois de verbo que exprime interrogação ou incerteza (perguntar, indagar, não saber, ignorar, etc.): Exemplo: "Quero saber quem veio aqui." Reler o texto e copiar um exemplo de interrogação indireta.
25) Descrever é caracterizar alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. É “fotografar” com palavras. Na descrição, você deve responder à pergunta: como a coisa é?! Copiar das estrofes XX, XXI quatro palavras ou expressões que sejam descrições referentes ao eu-lírico.
26) “Não sei se é fato ou se é fita, Não sei se é fita ou se é fato.” A palavra grifada significa:
a) algo inexistente; b) acontecimento funesto; c) ações irreais; d) acontecimento, ação realizada.
27) Em todas as assertivas, os substantivos elencados não são abstratos, exceto:
a) ódio, preconceito, doença, luto;
b) Carolina, Maria, Joaquina Proença, Gabriela;
c) DVD, fada, Deus, chuva;
d) Dilma Rousseff, Lula, Collor de Mello, Paulo Maluf, Delcídio Amaral.
28) Em “Saudade, saudade, Da casinha de sapé...”, a palavra sublinhada é um substantivo: a) coletivo; b) composto; c) concreto; d) abstrato.
29) “É o vento que nos atrasa.” A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
30) Em “Você disse que amor dói, ai, ai,  ∕ Amor dói no coração, ai, ai”, a palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
31) Em “Temos pólvora, chumbo e bala, Nós queremos é guerrear.”, os substantivos sublinhados são: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
32) Em “Adeus minha linda flor.”, a palavra sublinhada é um (a): verbo; b) adjetivo; substantivo; conjunção adversativa.
33) Em https://www.youtube.com, digitar o primeiro verso de cada melodia e/ou estrofe e tomar conhecimento das respectivas melodias.



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