ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO THOMAZ FERREIRA DE
REZENDE
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. MÁRDEN
Prezados (as), a tradição oral mineira é
riquíssima em músicas que encantam as pessoas de todas as idades. As músicas abaixo
pertencem ao repertório das serenatas, que Diamantina está habituada a ouvir há
mais de 200 anos. Escolhemos as cantigas da cidade mineira de Diamantina por
serem bastante conhecidas e fazerem parte do riquíssimo folclore musical mineiro.
Portanto, é necessário preservar essa riqueza cultural da nossa valorosa Minas
Gerais!
I
Zum,
Zum, zum,
Lá
no meio do mar,
Zum,
zum, zum,
Lá
no meio do mar. (Bis)
II
É o
vento que nos atrasa,
É o
mar que nos atrapalha,
Para
no porto chegar. (bis)
III
Zum,
Zum , zum,
Lá
no meio do mar,
Zum,
zum, zum,
Lá
no meio do mar.
IV
Como
pode o peixe vivo
Viver
fora d’água fria
Como
pode o peixe vivo
Viver
fora da água fria.
V
Como
poderei viver,
Como
poderei viver,
Sem
a tua, sem a tua,
Sem
a tua companhia,
Sem a
tua, sem a tua,
Sem
a tua companhia.
VI
Os
pastores desta aldeia
Fazem
prece todo dia.
Os
pastores desta aldeia
Fazem
prece todo dia.
VII
Por
me verem assim chorando
Por
me verem assim chorando
Sem
a tua, sem a tua
Sem
a tua companhia
Sem
a tua, sem a tua
Sem
a tua companhia
VIII
O Rio
Jequitinhonha
Corre de noite e de dia.
O Rio
Jequitinhonha
Corre de noite e de dia.
Só o tempo é que
não corre,
Só o tempo é que não corre, Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia. Zum, zum, zum, lá no meio do mar.
Zum, zum, zum, lá
no meio do mar.
IX
Tim
tim tim tim tim tim olalá,
Quem
não gosta dela de quem gostará.
Tim
tim tim tim tim tim olalá,
Quem
não gosta dela de quem gostará.
X
Se a perpétua
cheirasse,
Seria a rainha das flores. Mas como a perpétua não cheira, Não é a rainha das flores.
XI
Não
sei se é fato ou se é fita,
Não
sei se é fita ou se é fato,
O
fato é que ela me fita,
Me
fita mesmo de fato.
XII
Chora
sabiá, deixa de chorar,
Chora
sabiá morena vamos serenar.
Chora
sabiá, deixa de chorar,
Chora
sabiá morena vamos serenar.
XIII
Saudade,
saudade,
Da
casinha de sapé,
Do
rio que passa bem pertinho,
Do
terreiro de café.
XIV
Saudade,
saudade,
Da
casinha de sapé,
Do
rio que passa bem pertinho,
Do
terreiro de café.
XV
Você
disse que amor dói, ai, ai,
Amor
dói no coração, ai, ai,
Tem
amor que mal eu sei,
Para
quem me dói ou não.
XVI
Adeus
meu sabugueiro,
Adeus
minha linda flor.
Adeus
adeus, adeus que eu já me vou.
Adeus
meu sabugueiro,
Adeus
minha linda flor.
Adeus,
adeus, adeus que eu já me vou.
XVII
Quem
me ensinou a nadar,
Quem
me ensinou a nadar,
Foi,
foi marinheiro,
Foram
os peixinhos do mar.
Foi,
foi marinheiro,
Foram
os peixinhos do mar. (Bis)
XVIII
Ei
nós, que viemos de outras terras, de outro mar.
Ei
nós, que viemos de outras terras, de outro mar.
Temos
pólvora, chumbo e bala,
Nós
queremos é guerrear.
XIX
Quem
me ensinou a nadar,
Quem
me ensinou a nadar,
Foi,
foi marinheiro,
Foram
os peixinhos do mar.
Foi,
foi marinheiro,
Foram
os peixinhos do mar.
XX
Meu
violão em seresta à luz de um luar.
A
natureza em festa, tudo parece cantar.
Só
eu tristonho na rua, sozinho, sem ninguém.
Vivo
cantando pra lua a canção que é só tua meu querido bem,
Vivo
cantando pra lua a canção que é só tua meu querido bem.
XXI
Porque
não vens, não vens escutar, o teu cantor a cantar,
Esta
canção que eu mesmo fiz por ser assim infeliz.
Porque
não vens não vens escutar o teu cantor a cantar,
Esta
canção que eu mesmo fiz por ser assim infeliz.
XXII
Oh! Minas Gerais,
Oh! Minas Gerais, Quem te conhece não esquece jamais, Oh! Minas Gerais. XXIII
O chão de Minas
querida,
Tudo ali reproduz, Onde o pão se multiplica, Como nas mãos de Jesus. Onde abriga toda a gente, Com os direitos iguais, Oh! Terra de Tiradentes,
Querida Minas Gerais.
Oh! Terra de
Juscelino,
Querida Minas
Gerais.
Terra de Guimarães
Rosa,
Querida Minas
Gerais.
Oh! Terra da
Liberdade,
Querida Minas
Gerais.
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QUESTÕES – COPIAR NA ÍNTEGRA TODOS OS ENUNCIADOS E RESPONDÊ-LOS
NO CADERNO
1) Faça uma pesquisa em dicionários,
biblioteca, internet ou enciclopédias e responda ao que se pede: O que é
folclore?
2) Justifique o acento gráfico das palavras
acentuadas.
3) A palavra em destaque apresenta sentido
de localidade em: a) Zum, zum,
zum; b) Lá no meio do mar;
c) Lá no meio do mar. d) É
o vento que nos atrasa.
4) “É o vento que nos atrasa.” A palavra sublinhada é um
substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
5) “É o mar que nos atrapalha.” A palavra sublinhada é um
substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
6) “Para
no porto chegar.” A preposição sublinhada apresenta um sentido: a) Temporal;
b) Locativo; d) Direção; d) Companhia.
7) “Para no porto chegar.” A palavra sublinhada é um substantivo: a)
Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
8) Em “Sem
a tua, sem a tua...”, a palavra sublinhada apresenta este sentido: a) ausência, falta, privação; b) acrescentamento; c)
adição; d) presença.
9) Por que “Os pastores desta aldeia Fazem
prece todo dia?”
10) “O Rio
Jequitinhonha corre de noite e de dia.”
A palavra sublinhada é um substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio;
d) Coletivo.
11) “Se a perpétua cheirasse, seria a
rainha das flores.” As conjunções subordinativas condicionais indicam
condição ou hipótese para que um fato possa se realizar ou não. Assinale a
palavra que seja uma conjunção condicional: a) Seria; b) das; c) a; d) se.
12) Em “Se a perpétua cheirasse, seria a
rainha das flores”, qual é a
condição apresentada?
13) Em “Se a perpétua cheirasse, seria a rainha das flores”, qual é o fato que poderia se
realizar?
14) Fonema
é a unidade mínima distintiva no sistema sonoro de uma língua. Na estrofe XI, o autor faz um trocadilho com um
determinado fonema. Qual é o fonema? O que se consegue com esse jogo de
fonemas?
15) Na estrofe XIII, do que o eu-lírico tem
saudade?
16) “Adeus meu sabugueiro, Adeus minha linda flor.” O que é um sabugueiro?
17) Qual é a utilidade de um sabugueiro?
18)
Prosopopeia ou personificação é
a figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações
próprias dos seres humanos a seres inanimados, irracionais, mortos ou
ausentes (animais, plantas ou coisas). Exemplo: “Numa casa, conversavam
animadamente um lápis e uma caneta”; “O sapo ria-se muito”. Copiar do texto quatro exemplos de prosopopeia.
19) Antítese é a
figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que se opõem quanto
ao sentido. Exemplo: “Quando a Julieta está alegre o João fica triste. E se a
vê descontente, dá gaitadas.” Copiar do texto um exemplo de antítese.
20) Onomatopeia
é a palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada
(murmúrio, sussurro, cicio, chiado, mugir, pum, reco-reco, tique-taque).
Exemplos: Tchibum – queda em
água / mergulho; Quá Quá quá !
– grasnar do pato. Copiar do texto um exemplo de onomatopeia.
21) Aliteração
consiste na repetição do som de consoantes iguais ou semelhantes no
início, meio ou fim de palavras de uma frase ou verso. Veja-se abaixo a
insistência com que a consoante “V”
se repetiu no início das palavras do seguinte verso do imortal Cruz e Sousa:
"Vozes veladas, veludosas vozes,
volúpias dos violões." (Cruz e Sousa).
Copiar do texto um exemplo de aliteração.
22) Anáfora:
repetição intencional de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido.
Ex.: “Noite-montanha.
Noite vazia. Noite indecisa. Confusa noite. Noite à procura, mesmo sem alvo.”
Copiar do texto três exemplos de anáfora.
23) “Só o tempo é que não corre...” A palavra sublinhada
é substantivo concreto ou abstrato? Por quê?
24) Interrogação indireta é a pergunta que:
se faz indiretamente e para a qual não se pede resposta imediata; é proferida
com entoação normal descendente; não termina por ponto de interrogação; vem
depois de verbo que exprime interrogação ou incerteza (perguntar, indagar,
não saber, ignorar, etc.): Exemplo: "Quero saber quem veio aqui." Reler
o texto e copiar um exemplo de interrogação indireta.
25) Descrever é caracterizar alguém, alguma
coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado
em relação aos outros seres da sua espécie. É “fotografar” com palavras. Na
descrição, você deve responder à pergunta: como a coisa é?! Copiar das
estrofes XX, XXI quatro palavras ou expressões que sejam descrições
referentes ao eu-lírico.
26) “Não sei se é fato ou se é fita, Não sei se é fita ou se é fato.” A
palavra grifada significa:
a) algo inexistente; b) acontecimento
funesto; c) ações irreais; d) acontecimento, ação realizada.
27)
Em todas as assertivas, os substantivos elencados não são abstratos, exceto:
a)
ódio, preconceito, doença, luto;
b)
Carolina, Maria, Joaquina Proença, Gabriela;
c)
DVD, fada, Deus, chuva;
d)
Dilma Rousseff, Lula, Collor de Mello, Paulo Maluf, Delcídio Amaral.
28)
Em “Saudade, saudade, Da casinha de sapé...”, a palavra sublinhada
é um substantivo: a) coletivo; b) composto; c) concreto; d) abstrato.
29) “É o vento que nos atrasa.” A palavra sublinhada é um
substantivo: a) Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
30)
Em “Você disse que amor dói, ai, ai, ∕
Amor dói no coração, ai, ai”, a palavra sublinhada é um substantivo: a)
Concreto; b) Abstrato; c) Próprio; d) Coletivo.
31) Em “Temos pólvora, chumbo
e bala, Nós queremos é
guerrear.”, os substantivos sublinhados são: a) Concreto; b) Abstrato; c)
Próprio; d) Coletivo.
32) Em “Adeus minha linda flor.”, a palavra sublinhada é um (a): verbo; b)
adjetivo; substantivo; conjunção adversativa.
33) Em https://www.youtube.com, digitar o primeiro verso de cada melodia e/ou estrofe e tomar conhecimento das respectivas melodias. |
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