Wednesday, May 18, 2016

CARTA PESSOAL: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS-COMO FAZER?

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO THOMAZ FERREIRA DE REZENDE
EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS-ENSINO MÉDIO NOTURNO-LÍNGUA PORTUGUESA-PROF. MÁRDEN
CARTA PESSOAL: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS-COMO FAZER?

A Carta Pessoal é um tipo de texto utilizado geralmente entre indivíduos que apresentem certa aproximação (amigos, familiares, etc.). Ainda que seja pouco utilizada atualmente, visto a expansão da tecnologia (e-mail, redes sociais, etc.), há pessoas que preferem escrever no papel (texto manuscrito) e enviar as cartas via correio, pois tem um valor sentimental valorizado. Na prova de redação, algumas universidades estão alterando os gêneros textuais e passaram a exigir a carta pessoal, como a UEM – Universidade Estadual de Maringá, UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, e UFPR – Universidade Federal do Paraná, entre outras.
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CARTA PESSOAL SÃO:
1.     Presença do remetente (locutor) e do destinatário (interlocutor);
2.     Uso de linguagem formal ou informal;
3.     Texto de ordem sentimental e subjetiva;
4.     Quantidade de linhas: aproximadamente 15 linhas;
5.     Texto escritos em primeira pessoa do singular;
6.     Tema livre, como fatos do cotidiano, acontecimentos inusitados, viagens, relacionamentos, etc.

ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL
Dependendo da proximidade entre o remetente e o destinatário, as cartas pessoais não seguem uma estrutura padrão. No entanto, vale lembrar que apresenta esta estrutura básica:

1.      Local e Data: são colocados acima de qualquer informação.
2.      Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.).
3.      Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.
4.      Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal. Exemplos de despedida: “Mui atenciosamente”; “beijos carinhosos e forte abraço”; Cordialmente; Saudades; etc.
5.      Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.
6. A Sigla "P.S." que apresenta uma informação abaixo de todo o texto, significa pós-escrito ou escrito depois (em latim, Post Scriptum). Trata-se, portanto, de uma observação que o escritor não acrescentou ao corpo de texto e deseja adicionar.
Primeiro exemplo de uma carta pessoal:

Segundo exemplo de uma carta pessoal:

No comments:

Post a Comment